segunda-feira, 5 de julho de 2010

deixe-se viver, rapaz!

Quanto mais sofisticado o restaurante, menor a porção da sobremesa.
Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência, comprar um litro de sorvete bem cremoso e saborear em casa com direito a repetir quantas vezes a gente quiser, sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.
O sorvete é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano.
A vida anda cheia de meias porções, de prazeres meia-boca, de aventuras pela metade.
A gente sai pra jantar, mas come pouco.
Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons.
Conquista a chamada liberdade , mas tem que fingir que é difícil (a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de ´fácil').
Adora tomar um banho demorado, mas se contém pra não desperdiçar os recursos do planeta.
Quer beijar aquele cara anos mais novo (ou mais velho), mas tem medo de fazer papel ridículo.
Tem vontade de ficar em casa vendo um DVD, esparramada no sofá, mas se obriga a ir malhar. E por aí vai.
Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar', tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação...
Aí a vida vai ficando sem tempero, politicamente correta e existencialmente sem-graça, enquanto a gente vai ficando melancolicamente sem diversão...
Às vezes dá vontade de fazer tudo 'errado'. Deixar de lado a régua, o compasso, a bússola, a balança e os 10 mandamentos.
Ser ridícula, inadequada, incoerente e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito. Recusar prazeres incompletos e meias porções.
Até Santo Agostinho, que foi santo, uma vez se rebelou e disse uma frase mais ou menos assim: 'Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora'...
Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem, podemos (devemos?) desejar várias bolas de sorvete, bombons de muitos sabores, vários beijos bem dados, a água batendo sem pressa no corpo, o coração saciado.
Um dia a gente cria juízo.
Um dia.
Não tem que ser agora.
Por isso, garçom, por favor, me traga: cinco bolas de sorvete de chocolate, um sofá pra eu ver 10 episódios do 'Law and Order', uma caixa de trufas bem macias e o Robert Pattinson, embrulhado pra presente,ok? Não necessariamente nessa ordem.
Depois a gente vê como é que faz pra consertar o estrago . . .

"Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo."
(autor desconhecido)

domingo, 4 de julho de 2010

Bom dia.


Há dias acordo com uma incógnita que me perturba.
Qual o significado da expressão "BOM DIA"? assim como o "BOA NOITE" ou o "TUDO BEM COM VOCÊ?"
Este último é o que me deixa mais curiosa. Podemos perceber que a maioria das pessoas responde com um "tudo bem", mas quase nunca elas estão totalmente bem. Isso já virou um clichê, onde todas as pessoas sentem-se na obrigação de mostrar aos outros aquilo que não são.
Isso é apenas um mero exemplo, pois isso vem sendo aplicado em diversas situações do dia-a-dia. A humanidade está perdendo sua própria individualidade, vivendo a mercê de opiniões alheias; Este fator é a prova concreta e absoluta de que o abismo a que estamos rumando é muito maior do que imaginávamos.
Reflitamos:
Nas situações de violência domiciliar, de furtos, de jovens tornando-se meliantes.
O que, realmente, está por trás disso? É a vontade humana de sempre querer mais, não que isso seja um fator ruim. Mas há momentos em que a ambição ultrapassa os limites de aceitação, e a condição financeira e/ou social muitas vezes não permite que as pessoas tenham ou sejam a curto prazo tudo aquilo que almejam. É aí que entra a vontade de conseguir tudo com mais facilidade, mas todos sabemos que "tudo que vem fácil, vai fácil.". Para conseguir status os maridos violentam suas esposas, apenas para mostrarem-se mais autoritários. (tudo isso aliado ao alcoolismo e às malditas drogas). Os furtos freqüentes são resultado do problema social já ressaltado aqui. Os garotos, em geral, movem-se pelo desejo inútil de possuir tudo aquilo que não tem condição, por moda. E então correm atrás do almejado por um caminho sinuoso; Este fato é relativo também, pois muitos dos jovens que "roubam" é para conseguir drogas, outro fantasma que vem assombrando a humanidade.
Mas agora, pergunto-me. POR QUE A HUMANIDADE TOMOU ESTE RUMO? Quais fatores levaram um mundo a tantos problemas? E o mais importante: O que podemos fazer para salvar parte desta humanidade?
Seria simples se todos pensassem como eu, esforçassem-se ao máximo para construir uma nação mais justa.
Um exemplo claro de construção é o já comentado aqui no blog, MOVIMENTO ESCOTEIRO, considerado por muitos, esdrúxulo.
Dentro do movimento, nosso puro intuito é fazer atividades e programas para o "bem maior" do jovem. Com a divulgação deste movimento, podemos sim tirar muitos jovens dos seus delitos. Parece otimismo demais? NÃO, MEUS AMIGOS. O escotismo é capaz sim de transformar vidas, assim como transformou a minha e a de 28 milhões de jovens espalhados pelo mundo afora. Exemplos de solidariedade e respeito à vida.
Convido todos que aqui estiverem a participar do movimento escoteiro, viver em harmonia com Deus e natureza.
Mas aqueles que não puderem fazer parte, ao menos tentem levar o legado do escotismo consigo. Vamos todos os dias levantar com o puro ideal de construir um mundo melhor.
Se cada um fizer a sua parte, com certeza vamos viver em um mundo diferente deste.
Porém, esse mundo não pode ser construído apenas com promessas e palavras, e sim com ATITUDES. Sim ! atitudes que partirão de cada um de nós, em busca da existência de um futuro.
Vamos, de mãos dadas abraçar o mundo, e deixar nossos corações falarem mais alto que nossas ambições. Façamos isso, e caminharemos juntos, rumo a uma eternidade grata, e muito, muito feliz! O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!